Por: Claudecir Bianco
Teólogo e Missionário
Julho/2019
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento Romanos 12:2
Quero começar esta reflexão com uma breve, mas impactante história. Esta história conta a saga de uma mãe e seu bebê. Como todas as mães que amam seus filhos, o querem cuidar e prover todas as suas necessidades. Mas, esta mãe não tinha recursos, não tinha comida, vivia num estado de pobreza extrema. Os únicos recursos que conseguia para comprar alguns pães, era ganho através de esmolas dadas por algumas pessoas solidárias.
Certo dia, caminhando por seu povoado, ouviu uma voz, vinda do seu interior que dizia:
‘Entre, pegue tudo o que puder, mas não esqueça o essencial’!
Com frequência, ouvia essa voz, mas sem saber o propósito, continuava pelas ruas pedindo por esmolas. Certo dia, caminhando sem destino, se afasta da parte central do povoado e trilha um caminho diferente, sempre com seu bebê, razão de todo seu esforço. À medida que caminhava ouvia novamente a mesma voz de comando:
‘Entre, pegue tudo o que puder, mas não esqueça o essencial’!
Após caminhar alguns metros, cabisbaixa, pensativa em suas necessidades, ao levantar o olhar, observa ao longe a entrada para uma gruta. Ela nunca havia percebido que naquele lugar havia uma gruta. Com seu bebê nos braços, dá os primeiros passos na entrada desta gruta. Ouve o sussurrar daquela voz…
‘Entre, pegue tudo que puder, mas não esqueça o essencial’!
Ao avançar, metros adentro da gruta, a repetição da mesma frase é contínua. Depois de algum tempo caminhado dentro da gruta vê um certo brilho vindo do fundo da gruta; ao se aproximar, passa por uma passagem apertada e, com cuidado, passa também seu bebê. Para sua surpresa, ao entrar num grande salão, vê vários potes de ouro e muitas pedras preciosas; atônita e numa fração de segundos, pensa que todo seu sofrimento e suas necessidades haviam terminado. Neste momento, sem que ainda tocasse em nada, ouve novamente a voz que diz:
‘Pegue tudo o que puder, mas não esqueça do essencial, dentro de alguns minutos, não haverá mais entrada para este salão’!
Preocupada com o tempo que ainda teria para pegar tudo o que podia, coloca seu bebê num determinado lugar e, passa a encher seus bolsos com as pedras preciosas e ouro. Depois de alguns minutos, ouve a voz dizendo:
‘Seu tempo neste lugar acabou, saia agora’!
Como se estivesse em êxtase vai em direção à saída, nota que a passagem está mais apertada e, com certa dificuldade passa pelas paredes apertadas em direção à saída da gruta. Pela quantidade de ouro que tinha em seus bolsos e pelas passagens serem apertadas, continua seus passos deixando pelo caminho algumas peças de ouro. Não se preocupava, pois, havia muito ouro e muitas pedras preciosas.
Passados alguns minutos, que mais pareciam horas, finalmente chega à saída da gruta, percebendo os raios quentes do sol sobre sua pele. Em sua mente só passava alegrias. Refletia consigo mesma que o tempo de sofrimento e pobreza haviam ficado para trás, e agora, poderia dar um novo significado para sua vida e para seu bebê. Ao se dar conta, fora da gruta, se vê refletida numa peça de ouro e ouve o sussurro:
‘…não esqueça o essencial’!
Meu filho!? – Brada em alta voz!
Neste momento, se dá conta que havia deixado seu bebê dentro da gruta, no salão com todo o ouro e as pedras preciosas que não havia conseguido carregar. Aos prantos, deixa tudo e corre para dentro da gruta, sem, no entanto, encontrar o caminho para o grande salão do ouro e das pedras preciosas. Chora desesperadamente, lamenta por sua desatenção, não se conforma por ter esquecido seu maior tesouro em troca de algumas pedras preciosas e ouro. Ninguém poderia amenizar o sofrimento desta mãe ao ter esquecido seu bebê.
Atordoada e eufórica pela possibilidade da riqueza que tornaria seu mundo melhor, ela esqueceu seu próprio filho. Conformou-se rapidamente com a situação que lhe atraiu como imã, trocando o essencial pelo ouro e as pedras preciosas. Seu único foco foi em pegar tudo o que podia carregar. Ficou sem tempo, perdeu o essencial, perdeu seu filho.
Quero agora, traçar alguns paralelos utilizando como base o texto bíblico, precisamente quando diz: ‘não vos conformeis’ e a necessidade de mantermos o foco no que realmente é essencial; entenda o essencial como prioridade. Também quero destacar três assuntos para este paralelo que são: 1) A prioridade na vida particular; 2) A prioridade na vida cristã; e, 3) A prioridade na vida como igreja.
A PRIORIDADE NA VIDA PARTICULAR
Qual é sua prioridade na vida particular? No que você está investindo seus recursos financeiros, seu tempo, sua energia? Seria em seu trabalho, nos estudos, em sua casa, carro, felicidade, casamento, família, riqueza, saúde?
Seja o que for, não há problema algum, tudo isso é muito bom e faz parte das nossas necessidades. O destaque que faço é quando a prioridade se torna uma ação doentia. A pessoa se torna tão absorvida pela conquista de determinado padrão que coloca em risco as outras áreas da vida, comprometendo relacionamentos e, até mesmo a própria saúde física e mental.
Ao colocar muita energia e recursos (de forma descontrolada) na busca do que considero prioridade, todas as outras coisas têm seu valor diminuído e com pouco importância. Devemos buscar alcançar estes objetivos com saberia, de forma constante e equilibrada para que, ao alcançá-los não percamos o que deveria ser o essencial. O tempo está se esgotando, escorre pelas mãos.
O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. Marcos 1.15
A PRIORIDADE NA VIDA CRISTÃ
Qual é sua prioridade na vida cristã? No que você está investindo seus recursos financeiros, seu tempo, sua energia? Seria em ser reconhecido ou, quer ser um discípulo, talvez tornar-se um imitador de Cristo? Quer ser apenas um servo, missionário, estudioso da Escrituras Sagradas? Quem sabe a prioridade na vida cristã para você apenas ter a garantia da salvação ou, receber constantemente, ainda nesta vida, as bençãos de Deus? Uma vida em santidade ou uma vida em abundância?
São tantas as opções que nos são ‘ofertadas’ nos dias de hoje, que parece que estamos nos servindo em um buffet. Posso escolher um pouco disso ou daquilo de acordo com meu gosto.
Ao não sabermos identificar a prioridade na vida cristã e vida poderá ser de frustrações e desilusões, seja com o próximo e até mesmo com Deus. Ao não identificar a prioridade na vida cristã, confundimos Deus com um xamã; confundimos decisões mau tomadas com ações do inimigo; confundimos a Palavra de Deus com as palavras de homens.
Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Colossenses 2.8
A PRIORIDADE NA VIDA COMO IGREJA
Qual é sua prioridade na vida como Igreja de Cristo? Em 2011 a Editora Fiel publicou a mensagem do Pr. Paul David Washer. Ele fez esta pregação no ano de 2008. O título é: As 10 acusações contra a Igreja Moderna (Clique AQUI para ler).
Paul David Washer é pastor batista reformado, missionário, escritor, advogado; fundador, diretor e coordenador de Missões da “Sociedade Missionaria HeartCry“, que apoia o trabalho missionário em mais de 30 países, também é pregador itinerante pela Convenção Batista do Sul dos EUA.
Observe os títulos destas 10 acusações contra a Igreja Moderna:
1 — Uma negação da suficiência da Escritura
2 — Uma ignorância a respeito de Deus
3 — Um fracasso em abordar o mal do homem
4 — Uma ignorância quanto ao evangelho de Jesus Cristo
5 — Um convite antibíblico ao evangelho
6 — Uma ignorância quanto à natureza da igreja
7 — Uma falta de disciplina eclesiástica amorosa e compassiva
8 — Um silêncio a respeito da separação
9 — Uma substituição das Escrituras referentes à família por psicologia e sociologia
10 — Pastores malnutridos na Palavra de Deus
Não é difícil de perceber que há muito tempo, como igreja estamos fazendo muitas coisas. Continuamos vivendo um ativismo em todas as áreas da igreja. Muitos entendem que realizando eventos estão cumprindo seu papel como igreja na Terra. Será? Outros mantem seu foco somente para dentro das quatro paredes da estrutura e os eventos para os outros, não faz parte da agenda. De forma geral, creio que temos dificuldades para compreender qual é a prioridade das igrejas atualmente.
E nesta confusão generalizada, alguns estão se enriquecendo; outros buscam desesperadamente as bençãos financeiras. A prioridade é tornar-se próspero. Há muito tempo deixou-se de estudar a Palavra de Deus por não se encaixar mais no presente. Usa-se de textos, fora de contexto, apresentando pretexto para justificar a insanidade intelectual e espiritual do homem distante do altar do Deus Eterno e Criador. Pastores e líderes abandonam o ministério (das mais distintas formas), seja por pecados, seja por não conformidade com os padrões atuais. Mas, com uma velocidade muito grande, ordenam-se ao ministério pastoral pessoas totalmente despreparadas intelectualmente e biblicamente. Observamos nas grandes cidades igrejas ricas, fiéis endividados e pobres; financeiramente e, consequentemente espiritualmente vazios. Assim, observamos, tanto pobres como ricos, morrendo sem conhecer o Salvador de suas almas.
Estamos fazendo muitas coisas, mas talvez nenhuma delas seja, de fato, essencial para o Reino de Deus.
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios. 1 Timóteo 4.1
Devemos nos esforçar para identificar quais são as nossas prioridades, para que, chegando o fim dos tempos ou, o final do nosso tempo aqui na Terra e, desesperadamente, assim como a mãe que esqueceu seu filho na caverna, nos darmos conta que conquistamos muitas coisas, mas nenhuma delas era realmente o essencial para nossa vida particular, na nossa vida cristã ou na nossa vida como igreja de Cristo!
E não sede conformados com este mundo!
_____________________________________
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudos King James – BKJ 1611 – Niterói, RJ : BV Films Editora, 2018.