VISÃO
Ser semeador de otimismo, plantando sementes de paz e justiça.
MISSÃO
Inspirar, ensinar e conduzir pessoas a descobrirem seu verdadeiro valor em Cristo.
VALORES
Ética – Compromisso – Solícito – Paciente – Resiliente – Perseverante – Altruísta
Frase que me inspira
Falo o que penso, com esperança.
Penso sempre no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois a bondade também se aprende e um ser melhor se constrói a cada dia!
Minha fonte de inspiração vem da esperança que Cristo me dá a cada dia!
Eu ensino com dedicação, com a atenção em quem estou ensinando!
Eu conduzo as pessoas caminhando com elas, lado a lado!
Sou formado em Administração de Empresas com Habilitação em Análise de Sistemas, Teólogo, Analista de perfil Comportamental e Profissional, Especialista em Coaching Sistêmico, Executive e Business Coach, Pós-graduado com MBA em Planejamento e Gestão Estratégia, MBA em Administração e Marketing, MBA em Segurança e Defesa Cibernética, Pós-graduado em Coaching Pessoal e de Equipes, Pós-graduado em Teologia e o Pensamento Religioso, Mestrando em Divindade, Practitioner em Inteligência Positiva, Empreendedor Digital, Escritor, Professor, Palestrante, Fotógrafo e Atleta amador.
Desde 1996, atuo em atividades sociais no Terceiro Setor. Sou Coordenador do Programa de Desenvolvimento Comunitário Integral – PDCI no Brasil.
Sou CEO no Instituto Vida – Desenvolvimento Humano Integral e Inclusão Social. Coordenador e Facilitador do Curso de Capacitação para Capacitadores e de Formação de Facilitadores para o Desenvolvimento Comunitário Integral do PDCI.
Na linha de Desenvolvimento Comunitário possuo capacitação por Medical Ambassadors International em Nicarágua, República Dominicana e Haiti, em Desenvolvimento de Projetos Sociais Urbanos e de Micro-empreendimentos na Argentina e Capacitação de Capacitadores para Culturas Orais no Brasil.
Sou consultor para: Criação e gestão de ONG’s / Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos para o Terceiro Setor.
Sou representante para o Brasil de Christian Aid Mission que atua diretamente com etnias indígenas.
A missão Christian Aid trabalha com centenas de ministérios indígenas em oito regiões do mundo que compartilham o evangelho com mais de 2.000 grupos de povos não alcançados.
Meu trabalho é identificar e visitar o campo de atuação de organizações para levantar informações e conhecer o campo missionário de atuação. Solicito projetos e orçamentos, faço as traduções e apresento para a missão nos EUA, que buscam recursos através de doadores; depois, encaminho os recursos para os ministérios acompanhando sua evolução.
Produção literária
Qual é o real significado da palavra Paz no Antigo Testamento? E no Novo Testamento, existe alguma relação? Como podemos ser mais efetivos na Missão Integral? A resposta para estas e outras questões você vai encontrar na leitura deste livro. Encontrará também a descrição do Programa de Desenvolvimento Comunitário Integral – PDCI e como aplicá-lo em sua comunidade. Entenderá que a Missão Integral, não é apenas a ministração teórica, mas é uma prática efetiva que ensina, envolve e participa no processo de evangelização.
Você mais produtivo é um E-book, disponível somente no formato digital. Neste material abordo minha jornada de buscas por ferramentas na internet que me ajudassem na área de gestão e organização pessoal, profissional e de projetos. Trago o relato da minha caminhada com organizações internacionais que estou tendo a oportunidade de trabalhar efetivamente, por mais de 20 anos. Frente a um dilema no início, fiz uma escolha: Ser excelente nas demandas e se desenvolver cada vez mais. Além da história, você terá acesso às planilhas que criei e que me ajudaram a alcançar meus obejtivos.
Este livro aborda questões referentes ao trabalho do profissional em investigação, ambientes de trabalho, o home office e postura profissional. Trata do contato com o cliente, seja por e-mail, telefone ou WhatsApp, linguagem corporal e falar em público, bem como elaboração e gerenciamento de projetos. Ainda é trabalhada a definição de objetivos e metas tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Meu próximo livro, que ainda está em fase de estruturação, composição e escrita, trará o título: OBSERVAI AS AVES DO CÉU
Estas foram palavras de Jesus para seus discípulos, relatadas no livro de Mateus, capítulo 6.
Entre outros assuntos, quero abordar:
– Como as preocupações da vida nos deixa cegos para as coisas belas (e simples) da nossa jornada
– Como a correria do dia a dia nos impedem de ‘curtir’ a vida de forma mais leve
– Como a ansiedade pelas ‘coisas’ do futuro (que só existe em nossa mente) nos impedem de ver os detalhes importantes do presente
– Como mudar o foco e causar uma transformação profunda na vida… para não se arrepender depois
– A beleza da forma como fazem seu trabalho
– A astúcia diária
– A defesa da prole
– O canto ao Sol
– A energia do voo
– A dependência dos pais, a independência necessária e a interdependência focada
– O retorno ao lugar que nasceu
Aguardem!
Acompanhe abaixo, alguns lugares que visitei, ministrei e os amigos que fiz
Atuo há mais de 20 anos na área Social, com comunidades de baixo IDH. Visitei as cinco regiões do Brasil e comunidades de outros países, como: Nicarágua, Haiti, República Dominicana e Nairóbi (Quênia) e, participei de capacitações na América do Norte, Central e do Sul.
Meu primeiro ‘trabalho social’ foi desenvolvido na cidade de Tapejara/PR; Atuando como Presidente do Conselho Comunitário de Segurança e do grupo de Radioamadores da cidade. Nesta oportunidade, escrevi um projeto para ‘resgates de emergências / primeiros socorros e atendimentos primários a combate de incêndios.
Como resultados ganhamos uma ambulância (zero km) e compramos um caminhão, que foi adaptado com tanque e bombas para o combate a incêndios.
Metodologia: Este programa está presente em mais de 90 países ao redor do mundo, adota o método de ensino participativo e colaborativo, não praticante de ações assistencialistas de curto prazo, mas focado no Desenvolvimento Comunitário que leva o ensinamento Espiritual e o físico paralelamente.
Dessa forma, promove o participante a ser parte integrante do processo de transformação que irá acontecer à medida que ações concretas vão sendo criadas e implementadas.
Com características simples, o método de ensino, que é chamado de conhecimento transferível ou método “ÁGAPE” ou ‘AGÁPE’.
“ÁGAPE” é um acróstico que nos leva à abordagem participativa de ensino focalizada no ALUNO, não no professor. A intenção é envolver o estudante no processo de aprendizagem através de histórias, dramatizações, desenhos, ou “deixas” que propõem um problema sem dar resposta diretamente.
A “deixa” gera discussão. Muitas vezes, o grupo maior é desmembrado em grupos menores para discussão e reflexão de muitas perguntas.
Então, cada grupo relata sobre o que descobriu (observou). O Facilitador está lá para extrair informações, bem como, para dar retorno (conhecimento) que não surge dos estudantes.
Ele é um ajudante para facilitar a aprendizagem, desempenhando um papel muito ativo.
Todos os temas para ensino trazem os conteúdos essenciais para o aprendizado além de conduzir o “aluno” a ser o canal que irá ensinar seus amigos e vizinhos.
O primeiro passo para começar este movimento é realizar um Seminário de Visão do PDCI.
Este seminário é destinado a líderes das igrejas ou comunidades que querem conhecer mais sobre a metodologia e efetivamente colocá-la em prática.
Em seguida, os líderes que participaram do Seminário de Visão, indicam pessoas que irão receber curso de Capacitação de Capacitadores – CDC.
Para que tudo isso aconteça de uma forma eficaz, as equipes das Igrejas, que foram indicadas por seus líderes são Capacitadas com o curso de Capacitação de Capacitadores – CDC I, que corresponde a aproximadamente 27 horas de treinamento.
Logo após, eles são acompanhados durante todo o processo de desenvolvimento da estratégia, sendo dirigidos em cada passo do programa.
Depois da 1ª Capacitação e, logo que a equipe da Igreja local escolheu a comunidade para trabalhar (há uma aula exclusiva para escolher a comunidade para começar o programa), forma-se uma comissão na própria comunidade, a equipe recebe o CDC II, que tem aproximadamente 20 horas de aula.
Após alguns meses, a equipe recebe o CDC III, que apresenta sua ênfase em gestão e administração de projetos.
Referencial teórico para esta prática: O referencial teórico é amplo e foi consolidado ao longo dos anos de prática comunitária e contribuições colaborativas dos mais diversos países que implementam o PDCI.
Tendo como base a “transmissão” do conhecimento para outras pessoas para que possam ensinar outras, pessoas com conhecimentos específicos dedicam tempo para criarem lições que pudessem ser ministradas para outras pessoas de forma objetiva e clara.
Na metodologia usa-se a abordagem de apresentação de problema para a educação. Começamos com uma atividade inicial, como a dramatização de uma cena ou uso de uma figura que apresenta um problema que os estudantes possam identificar.
Na classe, é formado pequenos grupos, que vão discutir e fazerem suas observações, buscando identificar o problema e o que eles podem fazer a respeito. Os estudantes identificam o problema e, então, usam seu conhecimento para resolvê-lo.
Desta maneira, os estudantes desenvolvem seu poder de perceber criticamente como os problemas são resolvidos acabam percebendo que as situações problemáticas não são estáticos, mas como uma realidade dinâmica.
Esta abordagem coloca as pessoas no centro do processo de transformação.
Na metodologia do PDCI, nós concordamos (e aplicamos) com o uso da abordagem da apresentação do problema, já que confirma o alto valor do indivíduo e começa no ponto onde o estudante está em sua própria compreensão.
Isto proporciona um modo muito bom para descobrir onde o conhecimento do estudante é forte ou fraco, e como aquele conhecimento pode ser trabalhado.
Nas imagens abaixo você pode ver os locais e algumas regiões que já ministrei este treinamento.
Seminário de Visão em Charagua - Bolívia
Data: 11 a 17 de julho de 2024
Propósito: Realização do Seminário de Visão – Oral do programa TIC, para etnia Guarani
Na sexta-feira, dia 12, fomos para a comunidade Taputamí, com a participação de 10 pessoas
No sábado, dia 13, apresentamos o Seminário, na Igreja Cristo Rei, com a presença de 13 participantes.
As pessoas foram bem receptivas e participaram ativamente dos temas, demonstrando interesse.
Dia 14 – Domingo – pela manhã, na comunidade Caraparí, zona de Isoso, que fica ao Oeste de Charagua, um pouco mais de duas horas em estrada de terra, lá maioria eram as crianças.
Contei a história dos quatro amigos que levaram o paralítico até Jesus, descrita no Evangelho de Lucas, capítulo 5 a partir do versículo 17.
Depois, as crianças ajudaram a recontar a história por umas duas ou três vezes, se divertiram muito.
Dia 15 – Segunda – seguimos para a comunidade São Antônio, que fica ao Sul de Charagua; apresentamos o seminário para 19 pessoas. Também tivemos boa participação e interesse pelos assuntos abordados.
Capacitação em Benjamin Constant / AM
Seminário de Visão do PDCI - Igreja Batista Betel - Curitiba
Em 2019, em parceria com a ONG Poço de Jacó, em Fortaleza, iniciamos as capacitações do PDCI/TIC em duas comunidades rurais, Angicos e Riacho da Porta.
Continuamos com as capacitações do PDCI destinado para culturas orais, em Campo Grande/MS.
Estamos trabalhando com a etnia Terena, onde realizamos, no mês de Abril, a capacitação da Comissão na comunidade Olho D’água.
Em 2018 iniciamos o PDCI destinado para culturas orais, em Campo Grande/MS.