Menu fechado

Levante cedo

Levantar-se cedo é um presente que você se dá. Poucos atos de disciplina têm o poder de transformar sua vida como este hábito. Há algo especial nas primeiras horas da manhã. Parece que o tempo flui vagarosamente e o ar se enche de uma sensação de paz.

Se você se juntar ao Clube das Cinco Horas, começará a ter controle sobre seu dia, ao invés de ser controlado por ele. Ao vencer a batalha contra a cama e o colchão, levantando-se cedo, você será premiado com, pelo menos, uma hora tranquila para si mesmo durante o período mais crucial do dia: o começo. Se vivido com sabedoria, o resto de seu dia se desenrolará maravilhosamente.

Em O Monge que vendeu sua Ferrari, desafiei meus leitores a se levantarem ‘com o Sol’ e dei-lhes várias ideias para ajudá-los a cultivar essa nova disciplina de vida. Através das inúmeras cartas e e-mails que recebi de pessoas que conseguiram melhorar sua qualidade de vida depois que começaram a se levantar às cinco horas da manhã, posso dizer com segurança que esse é um princípio de sucesso que vale a pena ser integrado em sua vida. Você estará, então, fazendo parte do grupo das pessoas mais influentes de nosso tempo, desde Mahatma Gandhi, Thomas Edison e Nelson Mandela até Ted Turner e Mary Kay Ash.

Uma leitora de O monge, executiva de marketing, me escreveu contando que seu nível de estresse havia caído tanto desde que ela havia começado a se levantar cedo, que sua equipe de trabalho lhe havia dado de presente um peso para papéis com a seguinte inscrição:

Para nossa melhor companheira, seja o que for que esteja fazendo, continue. Você é uma inspiração para todos nós.

Acostumada antes a levantar-se tarde, ela prometeu a si mesma mudar essa rotina e tentar recuperar o tempo antes perdido debaixo do cobertor. Então, enquanto sua família (e o mundo em volta) ainda dormia, ela passou a se levantar às seis, depois às cinco e meia, por fim, às cinco.

Durante o tempo extra que ela havia criado para si mesma, começou a fazer coisas que adorava, mas não fazia por falta de tempo: ouvir músicas clássicas, escrever cartas, ler os clássicos da literatura e caminhar – essas foram apenas algumas atividades que a ajudaram a desenvolver o espírito e a ligar-se a uma parte de seu ser que ela julgava estar perdida. Começou, também, a cuidar mais de si mesma outra vez, tornando-se uma mãe, esposa e profissional melhor.

Para cultivar o hábito de levantar-se cedo, é preciso saber que o importante é a qualidade e não a quantidade de sono. É melhor dormir seis horas ininterruptas do que dez horas de um sono cheio de interrupções e que não proporcione o descanso necessário.

Aqui vão quatro sugestões para ajudá-lo a dormir mais profundamente.

  • Não repasse as atividades de seu dia quando estiver deitado tentando dormir;
  • Não coma depois das oitos horas da noite (se tiver de comer alguma coisa, tome uma sopa);
  • Não assista a noticiários antes de ir para a cama;
  • Não leia na cama.

Dê um prazo de algumas semanas para que esse novo hábito se consolide. Dizer que você tentou levantar-se cedo, mas desistiu depois de uma semana porque era muito difícil, é o mesmo que dizer que você tentou aprender francês, mas desistiu depois de uma semana porque ainda não estava conseguindo falar a língua.

As mudanças em nossa vida levam tempo, exigem esforço e paciência. Os resultados, no entanto, valerão a pena.

Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma


Há vários anos que sigo esta jornada de acordar cedo! Aprendi a ‘ouvir’ meu corpo e, os dias em que me percebo mais cansado, acordo um pouco mais tarde.

Em um de meus processos de atendimento em Life Coach e pelo interesse de meu cliente neste método, fiz uma adaptação para atendê-lo.

Esta adaptação, são passos, devidamente distribuídos com atividade física intensa, relaxamento, leituras, meditações e foco concentrado em projetos paralelos.

Assim, criei o programa 66/444 que é, acordar às 4:44h por 66 dias.

Confesso que não é fácil e ainda, estou na fase de adaptação. Mas, sem qualquer dúvida, os resultados são surpreendentes e desafiadores.

Se quiser passar por esta experiência, faça contato!

Post relacionado