Em dias nublados pensamos e agimos diferente dos dias ensolarados, você já percebeu isso? Para quem mora na região sul do Brasil, especificamente na cidade de Curitiba, entende muito bem o que estou falando. A impressão que tenho é que o tempo se arrasta, parece que as horas demoram para passar. Muito diferente dos dias ensolarados. Em dias, em que o Sol está sobre nós, tudo parece ‘funcionar’ de modo muito diferente.
Quero fazer uma comparação da sensação dos dias nublados com aqueles dias que enfrentamos algumas dificuldades ou passamos por verdadeiras batalhas. A sensação de medo, impotência e sofrimento se acentuam e o tempo persiste em diminuir seu ritmo. Tememos pelo pior; em alguns casos, congelamos e ficamos sem reação, frente à ‘nebulosidade’ da situação que está sobre nós. Ansiamos por liberdade o mais rápido possível para desfrutarmos de dias melhores, dentro daquela normalidade com a qual estamos acostumados e muitas vezes não valorizamos.
Em ambos os casos é preciso desenvolver a paciência. Encontrar assuntos ‘positivos’ para canalizar os pensamentos, que vão nos ajudar a respirar normalmente e ajudar a passar pelo ‘vale das sombras’, até que tudo melhore. Buscamos por consolo.
Perceba, não adianta tentar fugir, é preciso enfrentar e ter a certeza que tudo vai passar. Observe quantas vezes você já passou por situações semelhantes e que te deixaram para baixo, em horas e até dias com lágrimas no rosto. Agora, porém, ao olhar o passado você percebe que conseguiu superar e o ‘sol’ voltou a tocar sua pele, os dias nublados se foram.
Muitas vezes, não temos a condição de mudar a situação ruim que estamos enfrentando rapidamente, precisamos esperar; continuar contando os minutos, as horas, os dias…
Devemos desejar ardentemente que as coisas voltem ao seu curso normal e, mais uma vez, precisamos canalizar nossas energias dentro de uma perspectiva positiva e fazer tudo o que estiver em nosso alcance para promover a mudança que desejamos.
Cada ser humano tem dentro de si uma fonte de resiliência que é acionada nos dias difíceis e ‘nublados’ da jornada. A escolha para acionar esta resiliência vai depender de cada um de nós, acrescida do conhecimento, das experiências, da nossa rede de amizades, do desejo de parar de se colocar como vítima, levantar a cabeça e continuar na batalha.
Ao olhar para o passado, você vai perceber que já fez isso antes e saiu vitorioso(a). Foi difícil, complicado e até agoniante, mas você conseguiu, você venceu!
Então, não será desta vez que vai sucumbir!
Se estiver passando por dias nublados, por mais que pense que eles estão demorando para passar, tenha certeza, em breve estes dias ficarão para a história da sua vida!
Aceite o processo e tire o melhor dele; adote uma postura de humildade; faça uma autoanálise, perceba como está reagindo nessas situações, isso vai te ajudar no futuro.
Perceba que, por mais que não vejamos o Sol ou não sentimos tocar nossa pele, ele deixou de existir. Ele está sobre a nossa cabeça, governando o dia e sem ele, não haveria vida, seríamos consumidos.
Nas mais variadas situações pelas quais passamos, podemos encontrar na bíblia textos que nos ajudam refletir de forma positiva no enfrentamento das adversidades.
Com leitura e reflexão percebermos uma fagulha de esperança e dias melhores.
Veja o que diz o Salmo 23.1-6.
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Concentre-se em continuar fazendo o seu melhor, adote uma postura ereta com seu corpo, levante a cabeça e siga em frente, enfrente a situação!
Esse não será o último dia nublado pelo qual você estará passando, virão outros, mas para eles, você estará mais forte e preparado(a).
Pense nisso e não pare de lutar e, precisando conversar, conte sempre comigo!