Menu fechado

Eles estão ensinando o que aprenderam!

Por: Claudecir Bianco – Teólogo e Missionário
Agosto/2018

E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas,
confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensiná-las a outros.

Segunda carta de Paulo a Timóteo, capítulo 2, versículo 2.
Bíblia – Nova Versão Internacional

A essência do Programa de Desenvolvimento Comunitário Integral – PDCI, é sua prática metodológica focada no ensino de forma prática, simples e multiplicável.

Inicialmente, uma grupo recebe a primeira capacitação, que chamamos de ‘Capacitação de Capacitadores – I’ – CDC – I. O conteúdo fala da forma como o trabalho deve ser iniciado na comunidade, mostra a forma como os capacitadores deverão envolver outras pessoas, fomentando a ideia de participação comunitária e outros assuntos como: O que é boa saúde, As bases do Programa, Como narrar histórias, Como reunir informações na comunidade, Projeto Semente etc.

Eles aprendem técnicas de Aprendizagem Participativa (APAP) que são ferramentas internacionalmente conhecidas para o trabalho comunitário, tais como: Calendarização, Pontuações e Cosmovisão Comunitária.

Calendarização – Utilizado para identificação das ações na comunidade
‘Pontuação’ – Um exercício em que as pessoas da comunidade identificam as necessidades e em qual delas devem ter foco para reduzir os impactos negativos.

Depois que os Capacitadores, que ensinaram esse conteúdo, vão embora, deixam uma lista com atividades para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam. Eles recebem um tema específico que chamamos de ‘Seminário de Conscientização’! Este seminário foi desenvolvido para ser trabalhado durante sete semanas, no processo de entrada na comunidade.

Em Julho/2018 realizamos o CDC I, na Aldeia Água Azul, em Campo Grande/MS com irmãos da etnia Terenas. Foi uma semana intensa de troca de aprendizagens e compartilhamentos.

Vista da Aldeia Água Azul

Me acompanharam neste treinamento, o missionário Marco Quispe do Peru e Orfa Parra, Boliviana que atualmente trabalha com este mesmo programa na Argentina.

Orfa – Cal – Marco

Nesta oportunidade, os irmãos Eder e Flávia, moradores na Aldeia Olho D’Água, participaram do treinamento. Eles trabalham no Posto de Saúde da comunidade e são atuantes na igreja.

Eder e Família estão em destaque.

Assim, logo na sequência eles iniciaram a mobilizar a comunidade e passaram a ensinar o que eles aprenderam.

É com muita alegria que compartilho com vocês este trabalhando para que vocês possam orar por este programa e pelas vidas, de Eder e Flávia, por sua comunidade e por seus líderes. Ore também para este programa possa se consolidar e expandir para outras aldeias.

Eder, em sua Igreja em Olho D’àgua, ministrando sobre a responsabilidade comunitária com a narrativa de uma fábula que fala sobre um rato e a ratoeira. Conheça a fábula.

Em outubro/18, estaremos retornando para fazer o acompanhamento e definir com estes irmãos as próximas etapas do programa!

 

Ao Senhor seja toda a Honra, a Glória e o Louvor!

 

______________________

Post relacionado