Menu fechado

Honre seu passado

Cada segundo que você gasta pensando nos fatos ruins de seu passado está sendo subtraído de seu futuro. Cada minuto que você gasta pensando nos problemas é tirado do tempo que você poderia utilizá-lo para solucioná-lo. E ficar pensando em tudo o que você gostaria que nunca lhe tivesse acontecido é, na verdade, uma maneira de bloquear a entrada em sua vida de tudo aquilo que você quer que aconteça.

Segundo uma antiga verdade, você se torna aquilo em que pensa durante todo o dia, e não faz sentido preocupar-se com eventos ou erros do passado, a não ser que você queira vivê-los novamente. Ao contrário, use as lições aprendidas com o passado para erguer-se a um novo nível de conhecimento e iluminação.

As mais difíceis situações da vida acabam por revelar as maiores oportunidades. Como notou o filósofo da Antiguidade, Eurípedes

Pode-se encontrar no pior dos destinos as melhores chances de uma feliz mudança. 

Se você tem sofrido mais do que considera uma cota justa de sofrimento nesta vida, talvez esteja sendo preparado para servir a um propósito maior, para qual você deverá estar bem equipado com toda a sabedoria adquirida por meio de seus problemas. 

Use essas lições de vida para abastecer seu crescimento futuro. Lembre-se de que, com frequência, pessoas felizes passaram pelas mesmas adversidades que atingem as infelizes. O que as diferencia é que as primeiras têm o bom sendo de gerenciar as lembranças de modo que estas enriqueçam sua vida.

E não se esqueça de que, se você falhou, mais que os outros, há uma grande chance de que esteja vivendo mais completamente que eles. Aqueles que se arriscam mais, ousam e fazem mais que os outros vão, naturalmente, enfrentar mais fracassos.

Mas, pessoalmente, prefiro ter a coragem de tentar e falhar a nunca ter tentado.

Prefiro viver o resto de meus dias expandindo minhas fronteiras humanas tentando fazer do impossível o possível a viver uma vida de conforto, segurança e mediocridade. 

Essa é a essência do verdadeiro sucesso. Como observou Heródoto sabiamente: 

É melhor ter a coragem e correr o risco de se sujeitar à metade dos males que imaginamos, do que permanecer em covarde inércia pelo medo do que possa acontecer. 

Ou, como disse Booker T. Washington

Aprendi que o sucesso não se mede pela posição atingida na vida, mas pelos obstáculos vencidos na tentativa de sair vencedor.

Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma

Post relacionado