Menu fechado

Lembre-se de que o conhecimento precede a mudança

Você nunca vai ser capaz de eliminar uma fraqueza se não tiver consciência dela. O primeiro passo para a erradicação de hábitos negativos é ficar ciente de que eles existem. Assim que isso acontecer, você estará no caminho certo para substituí-los por outros mais proveitosos.

Como autor, sou frequentemente convidado para entrevistas no rádio e na televisão. Quando comecei a fazer esses programas, considerava-me bom nessa tarefa – gostava de conhecer meus entrevistadores, de compartilhar meus pontos de vista e discutir as ideias expressas em meus livros.

Foi somente quando comecei a gravar esses programas que percebi algo que desconhecia: eu falava muito depressa. Na verdade, às vezes falava tão depressa que alguns pontos importantes que estava tentando provar perdiam-se naquela avalanche de palavras que eu despejava sobre os ouvintes. Dar-me conta dessa falha foi o primeiro passo para sua eliminação.

Fui então à minha livraria favorita e comprei cinco livros sobre boa comunicação. Encomendei também uma série de cassetes com discursos de alguns dos melhores palestrantes do mundo e tornei-me membro da Associação Nacional de Palestrantes.

Finalmente, peguei o telefone e convidei algumas pessoas da mídia, com quem eu poderia aprender alguma coisa, para um almoço rápido. Ninguém recusou meu convite. Depois de umas poucas semanas, tendo melhorado minha fala na televisão e no rádio, já era capaz de compartilhar minha mensagem com mais eficácia.

Descobri também que, quando nos conscientizamos de uma fraqueza, podemos atrair um bom número de soluções. Por exemplo, assim que percebi que, para me comunicar melhor, precisava falar mais pausadamente, passei a reparar na quantidade de seminários sobre o assunto anunciados nos jornais; notei que os livros certos sobre essa questão estavam naquelas mesmas prateleiras que eu costumava vasculhar e acabei por conhecer pessoas que poderiam me ajudar com o problema.

Assim, nas próximas semanas, reflita sobre suas fraquezas e prometa a si mesmo transformá-las em forças que somarão riqueza e energia a seu modo de vida.

Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma


Um ponto de virada em minha vida começou, após leitura deste livro, há mais de 10 anos, como já comentei.

Todos os textos abordados pelo autor fizeram sentido para mim. Assumi que tinha um Coach à minha disposição, 24 horas por dia.

Não foi um processo fácil, mas iniciei por conta própria, aplicar estes conceitos em minha vida, percebendo os meus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar.

Também, desde muito cedo, em minha vida, não ficava esperando as coisas aconteceram na melhor situação, para que eu pudesse dar o próximo passo.

Uma situação foi quando entendi que precisa fazer uma pós-graduação para melhorar a área de formação academia. Mas, o problema era que não tinha dinheiro. Tracei uma estratégia – foi muito arrisca (refletindo hoje), mas foi a mais assertiva.

Preparei meu currículo, imprimi e fui fazer a matrícula na faculdade e com o curso já definido em mente.

Fiz a matrícula e, em seguida, procurei a coordenação da faculdade e entreguei meu currículo. No dia seguinte, fui entrevistado e, logo em seguida contratado como Tutor Educacional em EAD. Como resultado desta ação, recebi 50% de desconto na mensalidade. Note que além de ter o desconto tinha o restante do salário para complementar minhas despesas. Permaneci nesta faculdade por mais de quatro anos e outras duas pós-graduações e outros tantos cursos de aperfeiçoamento.

Neste período ainda fiz várias palestras, por iniciativa própria, para auxiliar e motivar os alunos a persistirem nos estudos e buscarem o desenvolvimento pessoal. Foi um período de muito crescimento e tudo começou através de uma estratégia, pois decidi melhorar uma área de minha vida.

E, esta ação me levou para ministrar aulas em EAD, pela própria faculdade, escrever e ganhar e edição de um livro técnico e, para uma posição que estou até hoje que é professor corretor de questões de provas online de diversos cursos da minha área. Uma pequena atitude que gerou excelentes relacionamentos e potencializou minhas habilidades.

Hoje, procuro ajudar pessoas através do Coaching pessoal e Corporativo a darem pequenos passos que podem se tornar grandes saltos para suas vidas e carreiras.

Post relacionado