Menu fechado

Tenha sempre um livro com você

De acordo com o U.S.New & Word Report, durante o decorrer da vida, você passará oito meses abrindo e-mails que acabarão na lixeira, dois anos retornando ligações telefônicas desnecessárias e cinco anos de pé em filas. Diante de fato tão impressionante, uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer para gerenciar bem seu tempo é nunca ir a lugar algum sem um livro debaixo do braço. Enquanto os outros na fila estão reclamando, você estará crescendo e alimentando seu espírito com uma dieta rica de ideias que só os grandes livros podem proporcionar.

“Enquanto viver, continue aprendendo como viver”, disse o filósofo romano Sêneca. Mesmo assim, a maior parte das pessoas não lê mais que alguns poucos livros depois que deixam a escola. Nesta época de mudanças rápidas, as ideias são um investimento para o sucesso. Às vezes basta uma ideia tirada de um grande livro para reformular seu caráter, transformar um relacionamento ou revolucionar sua vida. Um bom livro pode mudar seu modo de vida, como observou o filósofo Henry David Thoreau em Walden:

Provavelmente, haverá palavras endereçadas exclusivamente à nossa condição, que se pudéssemos realmente ouvir e entender, seriam mais salutares para nossa vida do que a manhã ou a primavera, e que talvez nos mostrassem uma nova perspectiva das coisas. Quantos homens iniciaram uma nova vida depois de lerem um livro! Talvez os livros existam para nos explicar alguns de nossos milagres e revelar outros.

Sua escalada na vida será determinada não apenas pelo trabalho, mas também por suas ideias. Em minhas palestras sobre liderança, costumo dizer: “Os maiores líderes nesta nova economia serão os maiores pensadores”. A pessoa que você será dentro dos próximos cinco anos será formada por duas influências maiores: aqueles com quem você se associar e os livros que ler. Sempre brinco com minha plateia dizendo que eu jogo tênis como iniciante: tento muito, e nunca acerto a bola. Mas, quando jogo tênis com um parceiro que é melhor que eu, algo mágico acontece; sou capaz de lances que nunca havia executado antes, flutuando no ar com tanta facilidade que faria corar o melhor jogador. A leitura de bons livros desencadeia o mesmo fenômeno – quando você expõe sua mente aos pensamentos dos grandes homens que pisaram este planeta antes de você, seu jogo melhora consideravelmente, seu pensamento se aprofunda e você se eleva a um novo nível de sabedoria.

A boa leitura faz com que você se ligue às pessoas mais criativas, inteligentes e inspiradoras vinte e quatro horas por dia. Aristóteles, Emerson, Sêneca, Gandhi, Thoreau, Dorothea Brande e muitos dos mais sábios homens e mulheres que nos agraciam hoje com suas obras estão esperando para compartilhar seu conhecimento com você através de seus livros. Por que não agarrar essa oportunidade sempre que pode? Se você ainda não leu hoje, ainda não viveu hoje.

Saber ler, mas deixar de fazê-lo, coloca-o na mesma situação daquele que quer ler, mas é analfabeto.

Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma

Post relacionado