Menu fechado

Veja as coisas pela perspectiva do outro

Uma das maiores necessidades humanas é ser compreendido e tratado com carinho e respeito. Entretanto, nestes dias corridos em que vivemos, muitos acreditam que ouvir significa apenas esperar que o outro pare de falar. E, para piorar as coisas, enquanto o outro está falando, muitas vezes já ficamos pensando na resposta que vamos dar, sem tentarmos entender o que realmente estamos ouvindo.

Demonstrar empatia para com a pessoa que está falando, prova que você se interessa pelo que ela está dizendo e se importa com ela como pessoa. Quando você passa a ver as coisas pela perspectiva do outro, você se liga a essa pessoa profundamente e constrói um verdadeiro e longo relacionamento.

Não é à toa que temos dois ouvidos e uma boca: para ouvir duas vezes mais do que falamos. Existe ainda outra vantagem em ser um bom ouvinte: o aprendizado, o ganho de informações que, provavelmente, você teria perdido se estivesse praticando um monólogo.

Aqui estão alguns conselhos que o ajudarão a desenvolver a arte de ouvir:

*se você está falando, e seu interlocutor está calado por mais de sessenta segundos, há uma boa chance de que você o tenha perdido – é tempo de parar de falar tanto;

*resista à tentação de interromper – contenha-se antes de fazer isso e preste mais atenção ao que a outra pessoa está dizendo;

*se for apropriado (por exemplo, em situações de negócios), tome notas – poucas coisas provam à outra pessoa que você está realmente interessado em aprender com o que ela está dizendo, do que tirar um caderno de anotações de sua pasta e anotar algumas coisas enquanto ela fala.

*depois que a outra pessoa acabou de expressar suas ideias, não responda de imediato, dando sua opinião – reflita um pouco sobre o que acabou de ouvir e diga algo como: “Só pra me certificar de que entendi o que você quis dizer…”. E o fato de agir dessa forma e com sinceridade vai aproximá-lo das pessoas com quem você interage todos os dias.

Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma

Post relacionado