Nesse começo de ano (2022), criei um novo projeto em meus atendimentos de Coaching e uma página no site chamada ‘Desafios’. Agora, ela faz parte dos atendimentos que desenvolvo com meus clientes, quando eles chegam no VI módulo do treinamento.
Alguns destes desafios são relativamente simples, como exemplo: criar o hábito de uma alimentação saudável ou iniciar a prática (constante) de caminhadas.
Outros, no entanto, são muito mais desafiadores, como exemplo: participar de uma Maratona ou de um Thriatlon.
Meu objetivo, ao criar esta página de desafios e desenvolver todo esse processo de acompanhamento, foi devido à observação de que a maioria das pessoas ‘funcionam’ melhor quando são desafiadas a executarem uma atividade que está fora de sua zona de conforto mas, dentro de um ambiente positivamente criado com a finalidade de superar suas próprias limitações, seja de tempo, energia ou força.
À medida que nos desenvolvemos, vamos nos tornando cada vez mais independentes de outras pessoas, até ao ponto, de criar pensamentos que vão sabotar nossa saúde, finanças e, até mesmo nossa própria autoresponsabilidade e acharmos que estamos sempre no controle, afinal, não prestamos contas a ninguém.
Quando um elemento externo é propositalmente inserido (…aceita um desafio?…) e a recusa não é uma opção, ascende, no outro um ‘senso de responsabilidade’ e ‘prestação de contas’.
Os desafios foram criados com objetivo definidos, realizáveis e, com tempo definidos. Isso soa familiar? Sim, são as metas SMARTs aplicadas na prática.
O simples fato de, ao longo de um determinado tempo, ter de dar satisfações a outra pessoa, vai fazer você superar as barreiras que, possivelmente não iria conseguir sozinho. Todos nós sabemos disso!
Tenha em mente quantas vezes você já pensou em perder peso? Quanto tempo vem pensando em guardar dinheiro, ou criar um plano de aposentadoria? Ou ainda, mudar a carreira profissional?
São pensamentos muito importantes, mas sem qualquer plano de ação concreto, são só ilusões que causam frustrações e deixam sua vida sem sentido e vazia, parece que você está correndo atrás do vento!
No exato momento em que você compartilha isso com uma pessoa que vai lhe ajudar a criar seu plano de ação e, para a qual você deverá prestar contas, todo o processo muda e os resultados são alcançados, muitas vezes, antes dos prazos propostos!
Os prazos são escolhidos em comum acordo, as reuniões de ‘controle’ são estabelecidas para ‘prestação de contas’ das ações criadas. Tudo funciona com foco e determinação, tornando praticamente impossível o fracasso e a frustração pelo não alcance do objetivo proposto.
E aí, você, aceita um desafio?