Menu fechado

Pare de sabotar seus objetivos

À medida que o tempo passa, vamos querendo fazer várias coisas na vida, tanto pessoalmente como na carreira profissional, isso é muito importante, mas só querer não basta. Na maior parte do tempo, temos apenas ideias do que gostaríamos de fazer, mas nada mais planejado ou com algum propósito definido.

Por exemplo: a cada começo de ano, pensamos em perder peso, mas não paramos para organizar a agenda, escolher a academia e nem planejar um treino que nos dará prazer em executá-lo todos os dias. Simplesmente, pensamos em perder peso. Só que apenas pensar não é suficiente se não tiver um plano adequado, primeiramente saber quantos quilos quer (ou precisa) perder.

A rotina vai tomando conta do nosso dia e acabamos por desistir daquela ideia inicial. Damos ouvidos aos sabotares dos objetivos e, passamos os próximos meses frustrados e, é claro, com todo aquele peso que gostaríamos de perder.

Vamos pensar nas desculpas, que damos para nós mesmos, para não alcançarmos o objetivo do nosso exemplo que é perder peso.

Desculpa nº 1 – “Não tenho tempo”.

Solução: Você tem muito tempo; o que você precisa fazer é ser intencional sobre como vai usar seu tempo.

Recentemente lancei um projeto que se chama: ‘Você mais produtivo‘ e, a primeira ação que sugiro é que a planilha de agenda (que vai junto para download) é que preencha com todas as ações que você tem em todos os dias de uma semana completa, de domingo a sábado, incluindo quantas horas dorme e trabalha. Você sabia que há 168 horas em uma semana. Mesmo depois de subtrair 56 horas para dormir e 50 para trabalhar, você fica com 62 horas? Logo, não lhe falta tempo e sim organização.

Ajuste sua agenda e inclua seus treinos em horas específicas durante sua semana. Pense em ter um horário alternativo para treinar, caso a primeira hora planejada seja impossível de ser realizada.

Caso sua profissão requeira viagens, leve uma roupa para treino na mala. Algumas academias permitem fazer treinamentos em outras unidades, isso pode ser uma boa opção.

 

Desculpa nº 2 – “Estou confortável em casa, vou deixar para a próxima semana.”

Solução: Coloque-se no futuro e descubra seu sabotador.

Pense em como você estaria em alguns meses no futuro, se estivesse investindo seu tempo na prática de uma atividade física para perder peso. Como estaria se sentindo?

Quando não conseguimos projetar nosso Eu no futuro, por alguma dificuldade, e procuramos permanecer no conforto, estamos dando crédito a um de nossos sabotadores que é o ESQUIVO.

Veja as características deste sabotador: (Para conhecer os graus de cada um dos 9 sabotadores que permeiam sua mente, fale comigo!)

O ESQUIVO
Descrição: Foco no positivo e no agradável de uma forma extrema. Fuga de tarefas e conflitos
difíceis e desagradáveis.
Características: Evita conflitos e diz sim para coisas que não deseja realmente.
Minimiza a importância de alguns problemas reais e tenta rechaçar outros.
Tem dificuldade em dizer não. Resiste aos outros por meios passivo agressivos, em
vez de diretamente.
Perde-se em rotinas e hábitos reconfortantes; procrastina as tarefas desagradáveis.
Pensamentos: Isso é desagradável demais. Talvez, se eu deixar de lado, o problema se resolva
sozinho.
Se eu cuidar disso agora, vou magoar alguém. Prefiro não fazer isso.
Se eu entrar em conflito com outros, posso perder minha ligação com eles.
Encontrei um equilíbrio. Não quero mexer nele.
Prefiro fazer as coisas do jeito que alguém quer a criar uma confusão.
Sentimentos: Tenta permanecer equilibrado.
Sente ansiedade pelo que foi evitado ou procrastinado.
Tem medo que a paz conquistada com dificuldade seja interrompida.
Reprime raiva e ressentimento.
Mentiras para justificar: Você é uma boa pessoa por poupar o sentimento dos outros.
Nada de bom pode resultar de um conflito.
É bom ser flexível.
Alguém precisa ser o pacificador.
Impacto em si mesmo e nos outros: Negar os conflitos e negatividades que existem impede que o sabotador ‘Esquivo’ trabalhe com eles e os transforme em dádivas. Sentir-se entorpecido para a dor é diferente de saber como colher sabedoria e poder da dor. O que é evitado não desaparece e
acaba infeccionando. Os relacionamentos são mantidos em um nível superficial por
meio da fuga de conflitos. O nível de confiança dos outros é reduzido porque eles
não sabem ao certo quando a informação negativa está sendo omitida.
Função original de sobrevivência: O Esquivo pode surgir tanto de uma infância feliz quanto de uma infância difícil. Em uma infância feliz, a criança pode não ter aprendido a flexibilidade de lidar com
emoções difíceis. Em uma infância de altos conflitos e tensão, o Esquivo pode
surgir para bancar o pacificador e aprender a não acrescentar negatividade ou
tensão próprias às tensões familiares já existentes

 

Desculpa nº 3 – “Não quero fazer atividades físicas, vou apenas cuidar da quantidade que como a cada dia.”
Solução: Cuide da alimentação e faça atividades físicas.

O erro de muitas pessoas é tentar moldar coisas para que parecem mais agradáveis ou prazerosas. Ao pensar sobre atividades físicas e especificamente a perda de peso, não devemos somente olhar os aspectos estéticos que o quilos a menos vai lhe proporcionar, você terá um ganho real na manutenção da sua saúde e bem estar.

Sem dúvidas, cuidar da alimentação será um passo fundamental, mas somente ela, não irá trazer ao seu corpo o cuidado que ele precisa.

Aqui, podemos acrescentar que, para uma mudança totalmente eficaz, a mudança de hábitos alimentares deverá fazer parte da sua decisão intencional de perda de peso.

Sei muito bem que mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível quando adquirimos o conhecimento em como fazer. Ao longo do tempo, tenho ajudado meus clientes a mudar hábitos e alcançarem seus objetivos e isso não é realizado com ‘mágica’, mas sim, com muito trabalho e dedicação, um passo de cada vez.

Se você se encontra em algumas das situações acima, por anos a fio, e quer dar um basta nos sabotadores que estão minando seus objetivos, considere a contração de um processo de Life Coaching.

Nele vou te ajudar a conquistar seus objetivos e fazer com que você se torne ainda mais produtivo.

Clique AQUI e saiba mais


Post relacionado