Menu fechado

Aprenda a concentrar-se

Para obter da vida o que ela tem de melhor, você precisa aprender a “estar presente” e atento a cada minuto de cada hora do dia.

Como escreveu Albert Camus:

“A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente”.

Há dias em que nossa mente está em dez lugares diferentes ao mesmo tempo.

Em vez de apreciarmos o caminho para o trabalho, ficamos imaginando o que nosso chefe dirá assim que entrarmos no escritório, ou o que almoçaremos, ou se nossos filhos se sairão bem na escola.

Nossa mente parece um cãozinho travesso que não para de pular de um lado para o outro, ou, como dizem no Oriente, macacos soltos pulando de galho em galho sem sossego.

Ao desenvolver a percepção do momento e maior concentração, você não apenas se sentirá mais calmo, mas também será capaz de libertar todo o potencial de sua mente.

Quando muitas distrações disputam sua atenção, o poder da mente é dissipado em todas as direções em vez de se concentrar em um ponto, como os raios de um laser.

A vantagem é que você pode praticar e desenvolver habilidade de direcionar sua atenção ao momento presente em bem pouco tempo.

Uma das melhores maneiras de “curar” a mente irrequieta é fazer uso de uma técnica que eu chamo de “leitura focada”: toda vez que sua mente começar a divagar, distanciando-se daquilo que você está lendo, faça uma leve marca na margem direita da página. Esse ato tão simples fará com que você fique mais consciente de sua dificuldade para se concentrar.

Tomar consciência de um problema é o primeiro passo em direção à solução; portanto, procure desenvolver as habilidades necessárias para obter uma mente mais clara e tranquila.

Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma


Quero fazer alguns comentários sobre questões de concentração.

Cada vez mais, e de forma geral na sociedade, estamos com dificuldades para se manter concentrado em uma tarefa específica. Se leituras, já não eram a prática de muitas pessoas, hoje, com o acumulo de informações na internet, televisão e redes social, a prática para ler um livro (impresso) está se tornando um trabalho pouco exercido.

Quando falamos em livros do formato digital, a melhor das desculpas é: “eu prefiro ler livros impressos!”. Vamos aceitar esta situação como verdadeira.

No entanto, com este acumulo de informações e dados, minimalistas de detalhes, mas em exagerada quantidade, está criando em nós sérias dificuldades para manter o foco.

O pior é que esta dificuldade se estende para outras atividades que ultrapassam as frases dos livros.

Veja se você se identifica:

Temos dificuldades para se concentrar nos telejornais, nos filmes, nas conversas com as outras pessoas…

Já antes, não gostávamos de ficar em filas, agora a dificuldade se tornou hercúlia.

Claro! Ninguém pode negar que através da própria tecnologia que nos beneficia, está a nossa inabilidade em lidar com ela, tornando-a prejudicial à nossa saúde.

Logo, em partes a exagerada quantidade de horas que algumas pessoas passam nas redes sociais potencializou drasticamente a dificuldade de concentração, pois as informações são muito curtas e rápidas.

Talvez posso lhe interessar o artigo “A sociedade líquida e as ilusões das redes sociais” onde abordo, entre outros, os principais ponto do livro, ‘Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais’ – Jaron Lanier. As argumentações do autor, em alguns pontos, podem trazer dificuldades de compreensão para um usuário básico das redes sociais, mas no geral, as informações são claras e objetivas, por isso, fiz uma síntese.

Mas, para o nosso desenvolvimento pessoal, devemos ficar atentos e identificar qual está sendo nosso grau de dificuldades para se manter focado em determinadas atividades.

Às vezes, pode ser apenas uma distração que, com alguma insistência, você mesmo poderá resolver.

Se observar que não consegue manter o foco em situações constantes, procure por alguma ferramenta, como o ciclo Pomodoro (eu utilizo) para situações que precisa ler ou fazer algum atividade que exija foco concentrado.

Se ainda assim você identificar que a situação de falta de concentração persiste, procure um profissional.

No processo de Coaching, tanto o pessoal como o Corporativo, desenvolvi três atividades no primeiro módulo que são:

  • 1ª Técnica do desapego
  • 2ª Relaxamento / Meditação
  • 3ª Observar os pássaros

Cada uma delas tem uma riqueza de detalhes em sua essência e, se o cliente se dedica em executá-las, seus ganhos serão exponenciais e o ajudará a alcançar seus objetivos de forma mais suave e, é claro, com foco e controle da sua mente.

Post relacionado