Menu fechado

Inteligência positiva

No livro Inteligência Positiva, de Shirzad Chamine, ele começa com uma pergunta:

Por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e como você pode alcançar o seu?

Por: Claudecir BiancoConsultor e Coach

O autor sugere que os indivíduos, equipes, eu e você, somos influenciados por nossos sabotadores com certa regularidade. Estes sabotadores, nada mais são do que pensamento que nós mesmos vamos permitindo tomar conta dos nossos pensamentos e, consequentemente, produzem e até concretizam os hábitos danosos para nossa própria mente e nosso corpo.

A mente é nossa amiga, mas pode ser também nossa pior inimiga.

Eu me lembro de um antigo conto que diz: Dentro de nós há dois lobos. Um deles e dócil e gentil, o outro é muito feroz e destrutivo. Daí vem a pergunta: Qual deles vai prevalecer? A resposta: Depende de qual você mais alimentar!

Shirzad escreveu este livro e desenvolveu um método para ‘medir’ intensidades da inteligência positiva, que no livro ele chama de QP e, outro método para aferir com qual intensidade nossos sabotadores estão agindo em nossa mente.

Esse QP mede a porcentagem de tempo em que seu cérebro trabalha positivamente (a seu favor) versus negativamente (sabotando você).

Os testes são rápidos, todos online, e os resultados surpreendentes, apresentados com gráficos e análises profundas, se referenciando à passagens do livro. Após realizar os testes e tomar conhecimento dos seus inimigos, que muitas agem sem ao menos percebermos, o autor sugere alguns exercícios para diminuir a intensidade dos pensamentos destes sabotadores malvados.

O autor afirma ser possível aumentar o QP (caso seu índice esteja baixo) em 21 dias, além de desenvolver novos ‘músculos’ cerebrais executando tarefas rotineiras.

Todo este processo é também aplicável para aumentar o desempenho de equipes tornando-as mais eficientes e melhorando o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Segundo o autor, cada um de nós desenvolve sabotadores desde a infância para conseguir sobreviver às ameaças que percebemos na vida, tanto física quanto emocionais. Quando chegamos à idade adulta, esses sabotadores não são mais necessários, mas se tornaram habitantes invisíveis da nossa mente que, em geral, nem sabemos que eles existem.

A partir deste ponto, Shirzad vai descrevendo quais são os sabotadores e suas principais características. Assim, ele fala sobre o Crítico, o Insistente, o Prestativo, o Hiper Realizador, a Vítima, o Hiper Racional, o Hiper vigilante, o Inquieto, o Controlador e o Esquivo.

De outo lado, encontra-se o SÁBIO que, segundo o autor, representa a parte mais profunda e inteligente de nós mesmo que é claro, se contrapõe aos sabotadores.

Após estes esclarecimentos ele passa a escrever sobre como podemos agir para minimizar as ações danosas dos sabotadores e fortalecer o poder o SÁBIO.

A leitura deste livro deve ser uma leitura consciente, pois trata que conceitos que muitas vezes estão longe de conhecermos com profundidade.

Para amenizar essa percepção, o autor cita exemplo práticos de clientes atendidos por ele que apresentarem resultados tanto positivos como outros que apresentaram mais dificuldades no fortalecimento do SÁBIO.

Vale a pena ler este livro, mas se não for a sua prioridade neste momento, sugiro que faça os testes de identificação que o autor sugere.

Os links para os dois testes você vai encontrar no módulo II da nossa jornada do processo de Coaching.

Sucesso!

 

Post relacionado