Menu fechado

A verdade caminha sozinha, mentiras tem muitos aliados

Por: Claudecir Bianco
Teólogo e Missionário
Fevereiro/2019


Dependendo do ponto de vista de algumas pessoas, este texto não terá qual motivação para cultivar uma vida longe das ‘mentirinhas’ do dia a dia e, poderá pensar que, cultivar a honestidade nesta área, será o mesmo que andar com um cartaz alegando ser o maior trouxa deste mundo.

No entanto, de acordo com sua frequência, a tendência de banalizar ou até catalogar a mentira como ‘positiva’ é considerada como uma forma de facilitar a integração na sociedade, e muitas vezes os que não a utilizam são catalogados como ingênuos.

Segundo a bíblia a mentira tem pai. Consequentemente aquele que a prática, pertence à mesma família.

Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. João 8:44

Aqui vai um conto de autor desconhecido:

Um dia a mentira encontrou a verdade e disse; que dia lindo! A verdade observou o tempo e respondeu, realmente, o dia está lindo. A mentira então convidou a verdade para tomar banho no riacho. Lá chegando ambas se despiram e foram se banhar. A mentira aproveitando a distração da verdade pegou suas roupas e saiu correndo. Desde então a mentira viaja pelo mundo vestida como verdade, que agora à vendo nua, muitos à odeiam e poucos lhe dão credibilidade.

Não se pode esquecer que durante toda a história da humanidade a mentira causou sofrimentos, calúnias, conflitos e guerras. Por falar em guerra, é sabido que os aliados, na Segunda guerra mundial usaram blindados e caminhões infláveis para mostrar um contingente muito maior do que o real. Neste contexto, pode-se chamar de ‘estratégia de guerra’ e, positiva é claro… (depende do lado que você esteja).

Nas psicoses, a mentira surge na forma de delírio, uma descrição que as próprias pessoas admitem como verdadeira, apesar do seu aspecto frequentemente bizarro, devido a uma quebra de contato com a realidade.

Vejamos o que alguns versículos da bíblia dizem sobre a mentira

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Gênesis 3:1

E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? Gênesis 4:9

Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes. E voltou a seus irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei?
Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue.
E enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho.

E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado.

Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias. Gênesis 37:29-34

Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; Levítico 19:11

A verdadeira testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras. Provérbios 14:5

A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará. Provérbios 19:5

Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. Provérbios 20:17

 

Uma afirmação mentirosa

Como é conhecido, o ministro de propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, resume a consequência trágica da divulgação de notícias ilegítimas dessa forma:

Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade’.

Hoje, podemos dar a esta citação o nome de ‘fake news’. Fruto da era digital, usada como ‘ferramenta’ de Marketing, ganhou o gosto de muitas pessoas, oportunizando especulações e até mesmo ‘promovendo’ pessoas e produtos a patamares jamais imaginado no passado.

Fato é que, todos nós já passamos por situações embaraçosas das quais não sabíamos como sair e, a tentação de ‘explicar’ o caso com uma ou mais mentiras, parece ser a melhor saída. É assim ao longo de todas as estradas que percorremos, sempre vamos encontrar os obstáculos, mas, no final, a escolha sempre será nossa.

Às vezes, mentir parece ser a melhor opção, porque a curto prazo, pode parecer que é mais simples, resumida, muitas vezes, em uma única resposta. Apesar disso, contar mentiras significa tomar uma estrada que tem muitos desvios e nenhuma saída. No final de tudo, provavelmente, acabará numa situação muito mais difícil de administrar, do que se tivesse optado por escolher a verdade.

 

Mentir é como uma faca de dois gumes, trai os outros e a si mesmo

Uma faca de dois gumes corta dos dois lados, não se pode evitar. Semelhante modo é a mentira disparada, ela atingirá a outra pessoa, mas também afetará você, mais cedo ou mais tarde.

Mentir sobre alguns aspectos da vida, parece uma grande tentação. Poder tirar ‘vantagem’ com uma ‘mentirinha’, que mal há nisso? O que pode acontecer é que o levará a uma frequência e costume que poderão se enraizar na sua fala e até mesmo no seu modo de pensar e agir.

Às vezes, algumas pessoas mentem, pois, entende que cometeu um erro e, não querendo assumi-lo, cria a mentira, pensando consertar o fato. Essa vergonha e falta de humildade pode trazer sérias consequências na caminhada.

Ter a consciência que não somos perfeitos e podemos errar, em si só, não ajuda se com isso não vier a afirmação constante da verdade. Assumir o erro e explicar a situação, quando for o caso, será muito mais coerente do que inventar uma situação paralela insustentável a longo prazo. A mentira não se sustenta, ela colapsa sob seu próprio peso.

‘A verdade […] está acima da mentira, como o óleo na água’ – Miguel de Cervantes

Em alguns casos, dizer a verdade, pode parecer embaraçoso, mas antes o embaraço momentâneo do que o caminhar num lamaçal de mentiras, onde uma mentira puxa a outra, se não maior, será mais complexa… culminando com a vergonha e a decadência ética e moral.

 

A mentira é um caminho tortuoso com vários obstáculos

Quando somos sinceros, pode parecer que estamos sozinhos; temos a consciência das escolhas positivas e negativas. Com certeza, em algum momento da caminhada, por sempre ser propenso à verdade no lugar da mentira, algumas pessoas poderão se afastar do nosso convívio. Se assim for, não se preocupe, você estará no lucro.

Por outro lado, é difícil aceitar e manter a amizade com pessoas que são amigas (intima) das mentiras. Em todas as situações a incerteza estará permeando a conversa e, por mais, que seja verdade tal afirmação dita por aquela pessoa, a dúvida persistirá.

‘Quem conta uma mentira não sabe que tarefa está assumindo, porque será forçado a inventar outros ventos para apoiar a verdade do primeiro’ – Alexander Pope

Mark Twain disse que ‘se você disser a verdade, então você não deve se lembrar de nada’.

Esta ‘amnésia positiva’ é um ‘santo remédio’ para podermos aproveitar a vida de forma mais agradável e saudável. O contrário disso é uma vida de mentiras e desculpas que se tornam fonte de inconstâncias e ansiedades.

 

Falar a verdade é a forma mais saudável de se viver

Ter a satisfação de dizer a verdade a qualquer tempo nos torna saudáveis e a vida retribui isso com a alegria de viver. Isso passa na aceitação de imperfeição do nosso ser, mas também mostra que somos capazes de realizar mudanças, se assim o quisermos.

A verdade traz a paz e a segurança, ao ponto que a mentira parecerá mais uma colcha de retalhos construída sem qualquer zelo, que a torna sem forma e vazia de significados.

A miragem que a mentira cria gera uma alucinação fantasiosa que tudo acabará bem. Mais uma enganação do produto da mentira. Parecer e ser honesto, consigo mesmo e com os outros, no entanto, traz confiança e solidez presente e futura, mesmo que o cenário não pareça propício para isso.

A honestidade nos dias atuais é para os mais fortes, pois o honesto e verdadeiro assume seus atos e as consequências. Ao ponto que aquele que prefere a mentira como aliada, alimenta a ilusão de superioridade; uma estátua de ferro com os pés de barro.

Ter a confiança nos outros e ser confiável são recursos de pessoas sábias. A desconfiança, no entanto, dificulta o relacionamento, ocasiona brigas, promove o desgaste e é muito difícil de ser recuperada.

‘Não que você tenha me enganado, mas que eu não acredite mais em você: isso me abalou’ – Friedrich W. Nieztsche

Ser honesto consigo mesmo e com os outros é uma escolha que promove comportamentos saudáveis e duradouros.

Cuidado com a relativização da verdade.

Você sabe, verdade é verdade e ponto.

_____________________________________

Baixar em PDF :  

BÍBLIA. Português. Bíblia on line – Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf>

Adaptado de: https://lamenteemeravigliosa.it/verita-trionfa-menzogna

Post relacionado