Menu fechado

Músicas e melodias marcam nossa vida

Ao ouvi-las, a qualquer momento, em qualquer lugar, com certeza seu cérebro irá resgatar sentimentos e lembranças do momento que viveu. Acho isso simplesmente fantástico!

Hoje, pela manhã, coloquei um arquivo de músicas, e minha viagem no tempo começou.

Há uma, em particular, que me fez lembrar de uma das minhas viagens missionárias de ‘reconhecimento’ que fiz no interior de Goiás, mais precisamente na cidade de Teresina de Goáis, para visitar uma comunidade dos Kalungas.

Para chegar nesta comunidade, caminhamos por dois dias!

Sim, isso mesmo!

Dois dias de caminhada.

Caminhávamos durante o dia e à noite, dormíamos em rede, nas escolas ou em alguma casa que gentilmente nos cedia algum espaço.

O missionário que me convidou para esta jornada, Natanael, levava um pedaço de carne seca, que repartíamos nas horas das refeições.

Havia algumas passagens em campo, com areia, outros com pedras, muitas pedras. Num momento, cruzamos um rio, lindo… soberano…

As casas, muitas construídas de palhas, outras já eram de alvenaria.

Em uma das comunidades, observei banheiros, construídos próximos de uma escola.

Interessante que havia uma trilha (caminho) que chegava até as portas de entrada dos banheiros e uma bifurcação se formava.

Como bom observador, perguntei a Natanael o que significava… sua resposta não me surpreendeu.

– O governo chega nas comunidades, constrói o que ele acha que precisa e vai embora!

Pensei comigo. Algumas igrejas e organizações também fazem o mesmo!

No caso dos banheiros, gerações dos Kalungas, nunca usaram ‘banheiros’, da mesma forma que os outros. Isso justificava a bifurcação na frente dos banheiros.

Apesar de ser uma excelente alternativa por parte do governo, os resultados não foram alcançados com o projeto e com a construção dos banheiros.

Observei outra situação que me trouxe um sentimento de total impotência.

Aliás, este sentimento se faz presente na maioria dos lugares visitados.

Qualquer dia, vou escrever sobre outra visita que fiz ao continente Africano, na cidade de Nairóbi.

Ao passarmos por uma casa que Natanael conhecia, a dona da casa nos convidou para tomar um café. Entramos, começamos conversar e, em seguida, passa por ali um homem.

Este, chegou para dentro do quintal da casa. As crianças que brincavam fora da casa, imediatamente vieram para perto da mãe, como quem busca segurança, se agarrando a suas pernas.

Em frações de segundos, observei um cenário de possível abuso.

Essas situações são frequentes e recorrentes em lugares remotos. As casas são muito distantes umas das outras… e gritar e sair para buscar ajuda é extremante difícil…

Depois de orar com aquela mulher e as crianças, continuamos nossa caminhada.

Resumindo a história.

Na noite que chegamos, de volta à cidade, na casa de Natanael, todas as cenas desta incrível viagem, passava como um filme em minha mente… assim, não conseguia dormir.

Comecei a orar e fiquei por algum tempo!

A filha do Natanael – Sophia, que ainda era bebê, começou chorar, dando voz aos meus sentimentos.

Então, num gesto de compaixão (talvez) de Natanael, ele põe para tocar um CD e deixou o volume numa tonalidade agradável…

A segunda faixa deste CD é a música “Não temas”… que tem como referência Isaías 41.10

Clique aqui para ouvir o CD.

Esta música foi para minha almo e espirito naquele momento!

Um momento de angustia por não conseguir fazer nada de prático…

Um momento de tristeza por saber que as coisas ruins ainda atormentarão e a vida daquelas crianças na comunidade poderão passar por momentos ainda mais tensos e horríveis…

Um momento de cansaço físico e mental…

Um momento de total dependência espiritual em Deus, o Senhor dos senhores…

É difícil viver num mundo de injustiças, onde não há respeito e não há amor…

Mas o profeta Isaías, que também vivia um momento muito difícil, na história do povo de Deus, ouve do Senhor estas palavras no momento de angústia…

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com minha mão direita vitoriosa. Isaías 41.10

Talvez você esteja passando por um momento como esses que citei…

Talvez seus sentimentos estejam confusos…

Talvez você pense que não tenha mais solução, pois seu problema é muito complexo…

Tenha (mais) calma e (mais) paciência…

Não tema, o Senhor irá te fortalecer!

Faça a sua parte… procure por soluções… reflita, ore, busque a ajuda de pessoas que você confie e siga em frente!

Assim, da próxima vez que ouvir alguma música que te faça lembrar daquela situação difícil, você também lembrará que o Senhor te fortaleceu e te deu a vitória!

Sim, você vai vencer e superar essa situação!

Eu e Natanael, momentos antes da saída. Depois, com dona Eva e seus netos e com uma família que nos cedeu um quarto e jantar numa das noites.

Obs.: Outra lembrança que tenho desta viagem, foi uma surpresa que descobri somente no banho, em casa… um carrapato ‘gordinho’ numa área de acesso restrito.