Menu fechado

Vi algumas lágrimas rolaram de seus olhos

Quando a missão vai chegando ao fim

Por: Claudecir Bianco
Teólogo e Missionário

Setembro/2018

… vão e façam discípulos de todas as nações…  

Evangelho de Mateus 28, versículo 19a
Bíblia – Nova Versão Internacional – Português

Era quinta-feira de inverno no centro de Curitiba. Num quarto de hotel reuniram-se algumas pessoas de distintos idiomas e objetivos comuns.

Pessoas simples e desejosas de estarem no centro da vontade de Deus e em obediência ao seu chamado de Jesus para serem seus discípulos e fazer aquilo que ele fez (Serem seus imitadores), na força do Espírito Santo.

Havia um clima diferente naquele quarto! Todos concentrados e conscientes das necessidades do campo. Alguns ainda dispersos em seus pensamentos, mas, havia um clima diferente naquele lugar.

O objetivo deste encontro, estratégico, era de identificar formas de atuação junto às pessoas ainda não alcançadas com o Evangelho de Jesus.

Esta preocupação, muitas igrejas e, consequente seus membros, já não as tem. Perdeu-se com o tempo e com a rotina dominical. Frequenta-se os cultos para obter uma ‘palavra’ de ânimo para enfrentar as demandas da semana. Ouvimos fragmentos da Palavra de Deus e isto basta até o próximo encontro.

Parece que pessoas com o sentimento de urgência do anúncio do Evangelho são poucas; me parece fazerem parte de outra igreja, com outras necessidades e objetivos.

Em sua maioria, são crentes maduros, com vasta experiência no campo missionário.

Perto de mim, estava um pastor com a idade de 70, com um pé imobilizado decorrente de uma cirurgia, ocorrida há mais de um ano.

Todos mantem a atenção para ele. Após ler alguns textos bíblicos e referir-se ao poder do Espírito Santo que nos fortalece para continuarmos nossa batalha, vejo algumas lágrimas rolarem de seus olhos.

Não são lágrimas de emoções infundadas, mas a percepção que não há mais condições físicas para ir ao campo, anunciar o evangelho e discipular.

As viagens ao campo missionário não são fáceis e demandam, além dos recursos, certo preparo físico e emocional.

Imagino o que teria passado por aquela mente anciã, que ama o Senhor, que já teve uma atuação efetiva no campo missionário:

Deus, como eu queria voltar no tempo, ser mais jovem, ter mais disposição física para continuar Sua obra no campo missionário.

Há muita coisa para fazer, poucos trabalhadores, necessidades variadas!

É urgente que todos conheçam a mensagem de Salvação em Jesus!

Apesar das condições físicas não permitirem um caminhar saudável, pude perceber que aquelas lágrimas, não eram de tristeza ou frustrações.

Eu percebi que havia uma convicção de ter feito tudo o que foi possível, no tempo certo.

Neste quarto estavam reunidos líderes de três organização internacionais, desejosos de somarem esforços para dar prosseguimento da missão de evangelização no Brasil, principalmente com povos não evangelizados.

Quando vejo estas lágrimas sinceras de um servo do Deus altíssimo, penso que dentro de alguns anos, este poderá ser o meu sentimento.

Contar os anos e perceber que o momento da passagem se aproxima, não ver a tarefa cumprida, perceber que ainda há muito trabalho para fazer, pode nos deixar aflitos.

Temos neste cenário, uma riqueza de detalhes que não vou explorar agora, mas quero terminar com algumas questões para reflexão:

1 – Entendo meu papel como imitador de Cristo?

2 – Tenho clareza na forma de anunciar o Evangelho transformador de Jesus?

3 – Estou preocupado em anunciar este Evangelho para que as pessoas não se percam?

4 – Cuido da minha saúde física de tal forma que, naturalmente possa avançar por mais tempo fazendo a obra que o Senhor está confiando a mim?

5 – Tenho buscado o Senhor para fazer no Seu Reino o que realmente é importante e prioritário?

6 – Como Igreja, temos investido recursos necessários para a expansão do evangelho para todos os povos, línguas e nações?

7 – Tenho feito missões intencionalmente?

Há muitas ações que uma pessoa que, impossibilitado de ir ao campo, pode fazer.

Com certeza este pastor encontrará alguma e continuará abençoando o campo missionário.

Mas para que estas lágrimas não sejam as lágrimas de tristeza por nunca ter feito nada no campo missionário, convido você e estudar mais a Palavra de Deus, ler os jornais, perceber a urgência do anúncio do evangelho.

Convido você a perceber quais são as prioridades que a Palavra de Deus nos instiga.

Convido você a identificar seu papel neste cenário, para que suas lágrimas não sejam de profunda tristeza, por ter feito tudo, mas não realizado nada para o Reino.

No amor de Cristo!

____________________

BÍBLIA, Nova Versão Internacional – Português

______________________

Post relacionado